quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

JOVENS ABANDONADOS

Jovens abandonados

Por
Sidney Rezende

Na última disputa presidencial o então candidato Lula exibiu no horário eleitoral uma peça publicitária criada por Duda Mendonça onde apareciam - numa versão teatralizada - dois jovens que cruzam suas vidas numa rua de uma grande cidade.

O primeiro, de origem pobre, empunha uma arma e vai assaltar. O outro, de classe média, que pega o seu carro, é se torna vítima do primeiro num sinal de trânsito.

O desfecho da propaganda era mostrar que o próximo governante precisaria criar oportunidades para os jovens do país. Independentemente de sua classe social.

Com quase dois mandatos completos, a promessa não se consumou. Os jovens não tem muita perspectiva por aqui.

A remadora do Flamengo Priscila da Silva e Souza, de 26 anos, foi encontrada morta, nua, com o rosto desfigurado e marcas no corpo que indicam que foi estuprada.

De família pobre, do mesmo núcleo de um dos rapazes da propaganda, ela queria mudar de gradação social. Se esforçou muito para isso. Dentro das regras do jogo.

Fez o curso fundamental até chegar à Faculdade de Biologia. Entrou para o Remo, e imaginou um futuro melhor para si e sua família.

Contam os vizinhos que muitas vezes trabalhou durante à noite para custear seus estudos.Foi à luta.

Superou todas as humilhações para tentar chegar a classe média. Justo esforço.

Nesta semana foi encontrada num matagal na zona sul do Rio de Janeiro nas condições que todos sabemos. Não é só um mais um crime urbano, isolado. É um crime social.

(Do site SRZD, do jornalista Sidney Rezende)

Nenhum comentário: