terça-feira, 12 de agosto de 2008

AS RIQUEZAS DA AMAZÔNIA AZUL

Em nossas últimas postagens temos abordado a chamada Amazônia Azul. Focamos as grandes jazidas de petróleo localizadas em nossa plataforma continental, em especial as últimas descobertas nas camadas de pré-sal. Petróleo leve, diferente do até então prospectado pela Petrobras e em quantidade suficiente para colocar o Brasil entre os 10 países com as maiores reservas.
As pesquisas se concentram entre os estados de São Paulo e Espírito Santo. Contudo, o pré-sal se estende desde o estado de Santa Catarina até parte da Bahia. Como a formação geológica é semelhante em toda essa extensão, é provável que haja jazidas de petróleo ao longo de toda a área. A se confirmar, o Brasil elevaria as suas reservas petrolíferas em níveis extraordinários. Mais: a Petrobras mantém estudos sobre a formação geológica da plataforma continental frontal aos estados acima da Bahia, até o Rio Grande do Norte. As pesquisas ainda estão por avançar, mas as perspectivas são promissoras.
São dados positivos e que, certamente, aguçam a cobiça de outras nações. A recriação da IV Frota da Marinha dos EUA, para atuar no Caribe e Atlântico sul, levantou dúvidas no governo brasileiro. Por razões diplomáticas, a reação do Itamaraty foi bastante comedida. O Senado Federal foi mais incisivo, solicitando explicações à embaixada dos EUA, enquanto o senador Pedro Simon reverberava a preocupação brasileira como ato, que somente foi informado, em nível de Estado, aos governos sul-americanos posteriormente a divulgação pela imprensa e após as cobranças do Itamarati e do senado brasileiro. Oficialmente, a IV Frota irá atuar em missões humanitárias e de combate ao tráfico de drogas. No entanto, para comandá-la foi indicado um especialista em estratégias militares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito boa sua postagem! Me ajudou a fazer uma redação sobre o assunto!!