sexta-feira, 1 de agosto de 2008

XISTO - O QUE É?

ESPAÇO CONHECER - PETROBRAS

O que é XISTO?

O xisto betuminoso, ou folhelho pirobetuminoso, é uma rocha sedimentar do tipo oleígena, normalmente argilosa, que contém betume e querogênio, um complexo orgânico que se decompõe termicamente e produz óleo e gás.
Ao ser submetido a temperaturas elevadas, o xisto libera um óleo semelhante ao petróleo, água e gás, deixando um resíduo sólido contendo carbono. O xisto é considerado, mundialmente, a maior fonte em potencial de hidrocarbonetos.
O xisto gera uma infinidade de subprodutos e rejeitos que podem ser aproveitados pelos mais diversos segmentos industriais. É utilizado na produção de vidros, cimento e cerâmicas vermelhas, além de ser ótima matéria-prima na produção de argila expandida, empregada em concretos estruturais e isolantes termoacústicos.
O refino tradicional do xisto obtém nafta, gasolina, óleo diesel, óleo combustível e gás liquefeito - correspondentes aos mesmos derivados do petróleo extraído dos poços. As características desses produtos dependem do tipo de matéria orgânica e inorgânica que possuem e do solo onde foram formados.
Os rejeitos economicamente aproveitáveis após a mineração do xisto são:
Calxisto: rocha carbonatada, denominada marga dolomítica, empregada na agricultura para corrigir a acidez do solo.
Cinzas de xisto: utilizadas como insumo para a produção de cimento;
Torta oleosa: combustível sólido alternativo à lenha e ao carvão mineral;
Finos de xisto: utilizados como combustível e em cerâmica;
Água de retortagem: utilizada na produção de adubo e defensivos agrícolas.
As técnicas de processamento são: retortagem ou pirólise, gaseificação e combustão. A Petrobras produz óleo de xisto na Superintendência da Industrialização do Xisto (SIX), em São Mateus do Sul, no Paraná.
(Fonte Petrobras)

2 comentários:

VARAL disse...

Grande blog.
Precisa ser lido por mais pessoas.

Parabéns.

Anônimo disse...

o marisco q blog quente em kkkkkkk betuminoso=se fero