sexta-feira, 26 de setembro de 2008

A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL NO CENÁRIO BRASILEIRO - BAÍA DE SEPETIBA - VII

Publicado originalmente em 12/09/2007.

Terreno da Ingá Mercantil vai ser descontaminado

A descontaminação da área ocupada pela extinta Ingá Mercantil, em Itaguaí, tem data para começar.
O governador Sérgio Cabral, o secretário do Ambiente, Carlos Minc, e o síndico da massa falida da Mineradora, Jarbas Barsanti, juntamente com outro grande aliado, o prefeito Charlinho, darão início na próxima sexta-feira, dia 14, à obra de recuperação do terreno abandonado de cerca de 1 milhão de metros quadarados da companhia.
A operação será possível agora em decorrência da parceria firmada em maio passado entre o representante da massa falida e os governos do Rio e Minas Gerais.
Idealizada pelo secretário Carlos Minc, a iniciativa promete solucionar um dos maiores passivos ambientais fluminenses, já que a Ingá Mercantil é a principal fonte poluidora da Baía de Sepetiba.
Por quase 20 anos, a baía vem recebendo metais pesados oriundos da empresa. Existem cerca de 3 milhões de metros cúbicos de líquidos tóxicos (cádmio e zinco) armazenados no terreno abandonado da Ingá e aproximadamente 5 milhões de toneladas de resíduos sólidos, que podem contaminar o solo da região.
Segundo Minc, a massa falida empregará R$ 900 mil na operação de retirada e acondicionamento seguro da água contaminada do reservatório da Ingá Mercantil. O serviço será realizado por especialistas da Coordenação de Programas de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RJ).
Após a retirada e recuperação do terreno da mineradora falida, será promovido leilão da área, com a posterior construção de um terminal portuário, de interesse do governo mineiro. Minc avalia que o terreno possa ser leiloado por R$ 120 milhões, valor suficiente para construir o terminal portuário e cobrir os passivos ambiental e trabalhista.
Segundo Barsanti, o terreno só será leiloado após as questões emergenciais serem resolvidas e quando não houver mais risco de vazamentos para a Baía de Sepetiba, já que o serviço será iniciado ainda este mês. O Governo do Estado publicará uma instrução técnica a fim de autorizar a construção do terminal portuário, próximo ao Porto de Sepetiba. De acordo com Minc, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, assegurou que uma empresa mineira tem interesse na área, se tiver garantia de acesso ao mar.

(Fonte: Jornal Impacto)

Nenhum comentário: