quinta-feira, 19 de junho de 2008

BLOG DO MÉRCIO: ÍNDIOS, ANTROPOLOGIA, CULTURA

Postamos um comentário no blog do Mércio Gomes. Reproduzimos, abaixo, o comentário e a resposta do Sr. Mércio, oferecendo informações sobre o Projeto Calha Norte.

Fica, aqui, nosso agradecimento ao antropólogo Mércio Gomes pelo cuidado e atenção para conosco.

Em:
http://merciogomes.blogspot.com/2008/06/ndios-guarani-pedem-novas-terras.html

MARISCO disse...

Discuti-se muito a causa indígena. Quem menos é ouvido é o índio. No entanto, me parece que a elite, em algum momento, produziu algo de interessante: o Projeto Calha Norte. Realmente vale apena?
Por onde anda esse projeto? Precisamos iniciar a discussão e aprofundar o debate.
Espero que este blog se pronuncie.

Mércio Gomes disse...

Prezado Sr. Marisco, O Projeto Calha Norte foi planejado no final do período militar, por volta de 1983-85, e foi realizado durante do governo Sarney. Definiu as áreas de segurança da Amazônia, determinou a demarcação de algumas terras em "ilhas", criou alguns pelotões de fronteira. Depois foi expandido com o Projeto Sivan-Sipam, com gastos imensos em radares, satélites, antenas parabólicas em milhares de pontos da Amazônia. Continua esse projeto, capegando. Mal executados, horrível desperdício. É claro que os índios não foram escutados em nenhum dos dois projetos. A proteção da Amazônia precisa de algo melhor. Hoje, os ministérios da Defesa e de Assuntos Estratégicos estão trabalhando em novo plano. Ainda não o temos. Vamos esperá-lo. Abraço, Mércio

Nenhum comentário: