sexta-feira, 11 de julho de 2008

QUARTA FROTA DA MARINHA DOS EUA NÃO PREOCUPA JOBIM

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse não estar preocupado com a reativação da Quarta Frota da Marinha dos Estados Unidos.
“Não estamos preocupados com isso. Evidentemente, os norte-americanos podem fazer o que bem entenderem, mas fiquem certos de que nas 200 milhas brasileiras a Quarta Frota não participará”, afirmou Jobim, ao ser questionado se a iniciativa poderia ser interpretada como um sinal de que o governo norte-americano pretende manter a América Latina sob sua área de influência, principalmente após as recentes descobertas de petróleo dentro das 12 milhas do mar territorial brasileiro.
O ministro disse que não conversou com representantes do governo norte-americano sobre o assunto. Ele revelou, no entanto, que viajará aos Estados Unidos no final do mês para, entre outros assuntos, discutir o tema com o chefe do Comando do Sul, almirante James Stavridis, a quem está subordinada à Quarta Frota.
Durante sua visita ao Brasil em maio deste ano, o almirante Stavridis alegou que o principal objetivo para que a Quarta Frota fosse recriada é a possibilidade desta prestar ajuda humanitária e colaborar com a luta contra o terrorismo e o narcotráfico.
A versão foi endossada pelo embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Clifford Sobel, ao receber os senadores Eduardo Suplicy (PT-SP), Pedro Simon (PMDB-RS), João Pedro (PT-AM) e Cristovam Buarque (PDT-DF).
O encontro foi solicitado pelos senadores porque existiam rumores de que a reativação da Quarta Frota teria sido motivada pela descoberta de petróleo a 300 quilômetros da costa marítima brasileira ou por uma tentativa de controlar países da região com governos considerados "incômodos" por Washington, especialmente a Venezuela.
“Depois de ouvir o embaixador dizer que a Quarta Frota teria motivações humanitárias, perguntei ao embaixador quantos médicos fariam parte dela, e também questionei a quantidade de navios e o tipo de atendimento que prestariam ajuda em águas brasileiras. Estranhamente, ele não soube responder”, comentou o senador João Pedro.

(Fonte: Agência Brasil - Repórter Alex Rodrigues)

==

A propósito da notícia acima, interessante consultar nossa postagem Marinha Americana deu força ao golpe - Operação Brother Sam, de 10 de abril de 2008.
Afinal, a história se repete ou não?
De olhos grudados na Amazônia Verde e tentando estender as garras à Amazônia Azul, atrás do ouro negro.
BERRA MARISCO!!!

Nenhum comentário: