terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

DIA 13 DE MAIO DE 2009 VAI TER REUNIÃO DA C.N.U.D.M.!

Publicado originalmente em:
http://www.marica.com.br/2008/0411mbl.htm


Dia 13 de maio de 2009 vai ter reunião da C.N.U.D.M.!

Comecei a ter interesse por pesca artesanal ao conhecer uma comunidade em Maricá que descrita pelos Viajantes do Século XIX: Darwin, Luccock e outros que na realidade pode ser descendente do primeiro sesmeiro em 8/1/1574. Mas, o meu caminho para chegar a eles foi uma inundação no meu quintal que fica a 14 km de distancia pela restinga, o mesmo caminho de Darwin em 1832, pode? É claro que pode! E ao querer saber, e tem historia aí, acabei indo a Praia da Zacarias e descobri um mundo paralelo ao meu. Já faz mais de dois anos que vivo este maravilhoso relacionamento. Não foram poucos os dias em que vou lá só por ir. Ultimamente tenho estado ocupada a ler e escrever e isto cansa muito e tenho estado ausente, mas em dezembro já retorno ao meu ritmo normal.

Acaba que me enfiei, com vários moradores e Associações, num problema com resorts e órgãos ambientais comprometidos com o demo, mas já condenados em 95 e um processo transitado em julgado escamoteado, aquilo! Mas, na busca fui também dentro das leis e de todas que pude entender, pois o angu é de caroço e tinha de ter resposta. Acaba que descobri a minha a Lagoa de Itaipuaçu e um sistema lagunar em coma induzido e trabalho de 1953 editado pela Fundação Oswaldo Cruz dá a descrição do crime cometido aqui ao se abrir o Canal de Ponta Negra a pretexto de saneamento. Na caminhada e numa iluminação vinda nem sei de onde, fui logo nos inimigos que me enrolaram, mas certos da impunidade não tiveram o devido cuidado e pela mentira cheguei a verdade, e pode? Claro que pode! Eles realmente acreditam que brasileiros ainda são confusos e mameloucos, se perderam na mania de acuar um povo criativo, corajoso, combativo, mas que por ser meigo e amoroso só entra em guerra no ultimo minuto do segundo tempo: nós acreditamos! E o fim de quem acredita é ser traído, mas resistimos!

Também, pelo caminho dentro das leis, estava sempre esbarrando em algo falando de recursos vivos, recursos pesqueiros, recursos marinhos, CIRM, e tanta lei que nem percebia era ambiental e antiga, numa hora entrei no PNGC de 88 e achei engraçado a historia de não quebrar a cadeia alimentar dos mares. Pôxa! Quê lindo! Quê puro? Fui perguntar e me disseram que foi uma lei que não pegou . Um dia assisti uma chamada da Marinha de Guerra sobre Amazônia Azul e como este termo já estava despertando a minha curiosidade, fui procurar e achei um Tratado em pleno curso e que pode nos tirar o marzão: CNUDM. Bom, aí vocês já sabem: entrei tratado a dentro, peguei o GERCO e toda a cara de pau governamental em criar um Ministério de Pesca cheio de gente criado por "Vó" que apenas vai fazer "os arrumadinhos" de sempre e promover aqüicultura dentro do continente e claro promover numerário. Este é o problema: numerário. Cota de pesca para a FAO nada representa para a CNUDM que vai ter reunião em 13 de maio de 2009 e está todo mundo calado.

Acho engraçado que mesmo com o espaço deserto aumentando na nossa plataforma marinha e a cada dia os barcos terem de ficar mais tempo fora para poder trazer pescado, todos brincam: se não fomentarmos a pesca artesanal não haverá a pesca oceânica e pronto. Se detonamos os biomas marinhos, estuários, baías e desde as nascentes já vamos acabando todo o comprometimento que vemos aqui, logo seremos um Haiti. E o que seria a pesca artesanal: os peixes podendo entrar nas águas internas para desovarem e assim promovermos a pesca artesanal, oceânica, cota FAO, e não quebramos a cadeia alimentar dos mares cumprindo o tratado. Mas, na realidade o que temos: PDUS que falam logo em replantar a Mata Ciliar, sanear rios, sistemas lagunares e toda sorte de procedimentos corretos. Mas, depois a gente se descobre vendo CPIS que a nada levam, agora ouço falar que vem um monte de grana para jogar ralo abaixo na Baía de Guanabara e que também vai ter mais grana , pois já falam em recuperar a Baía de Sepetiba que foi degradada em tempo record depois do advento da cantilena verde amarelado ou amarronzado. Por que a historia de recuperação ambiental sempre tem um mega projeto com um mega custo e tudo faz parte do espetáculo que nada consegue, por que talvez não seja para conseguir, já pensaram nisso?

Nada tenho contra as inovações na aqüicultura e em resorts a beira mar, mas o que começou como perspectiva de progresso e emprego para a coletividade, na realidade sofreu mudanças criminosas e nos prejudica. As pessoas comuns como eu era jamais se darão conta se nós não colocarmos a verdade. Estão nos enrolando e se não voltarmos à pesca artesanal não sairemos deste imbróglio que começou com as criminosas retificações do GV feitas pelo DNOS que secava as nascentes dizendo que era uma limpeza e depois que os rios diminuíam a vasão ele retificava. Este foi o inicio no Rio e depois tivemos outras variantes entrando no problema, basta dizer que o assoreamento da BG não é novo e "eles" nem devem ter uma idéia da realidade: outro dia teve um falando que é o desmatamento, outro falou em ocupação ilegais, mas elas são ilegais em sua maioria desde o inicio quando transformaram terras de marinha em terras próprias no entorno da BG ou Recôncavo da Guanabara e não foi só lá.

Com as especialidades cientificas e a vaidade humana creio que cada um tem puxado para um lado e não se chega a um denominador , junte-se a isto os acordos políticos e tudo fica pior. A grande mídia vendida e se não fossem os blogs e sites ambientais nem meia dúzia saberia o que está acontecendo. Mas, apenas uma situação eles podem tentar, mas terão de respeitar: o Direito Constitucional que nos qualifica logo no Parágrafo Único do Primeiro Artigo como com direitos a exercer : "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente". O nosso problema é que eles fazem tanta pirotecnia aprendida em cursos intensivos com a Petrobras que nós não conseguimos acreditar que quem manda no país somos nós que o fazemos. Vamos conversar até conseguirmos assimilar isto, não há dificuldade: basta cobrar e eles têm de atender, na hora que colocarmos que se continuarem na saga da degradação ambiental em nome de um progresso que não virá desta forma, ninguém vai querer administrar este risco. Vocês já viram que as Agendas 21 ,pagas pela Petrobras para dizer que é uma boa ela impermeabilizar o Aqüífero Macacu de baixa vasão, pelo menos aqui no Rio que não deram voz aos pescadores artesanais? Mas, li no Fator Brasil do dia 10/3/2007 o ad eternum ministro da pesca falando que a falando que a Petrobrás em 9 de março do mesmo anos investiu R$ 1,8 milhões numa nova cooperativa de pescadores artesanais dentro da Baia de Guanabara que produz 240 toneladas por mês e tem 150 famílias. Por que comento este fato: a Petrobras está colocando mais um duto na BG e vai explodir o meio da BG a pesca já está comprometida faz tempo e a Petrobras é uma das maiores contribuintes, se não for a maior. Os fatos, os dados não casam será que eles acreditam que ninguém sabe fazer essa conta. Trabalhos científicos dão conta dos metais pesados que existem nas duas baías e dentro dos trabalhos está explicado o que eles produzem no organismo dos peixes e de humanos ou seja ninguém deveria estar consumindo peixe das Baías de Sepetiba e de Guanabara. Mandem fazer um jantar e colocar as autoridades ambientalistas e vamos ver se degustam, e com caranguejo e siri também e depois poderemos servir brioches que eles acham que deveríamos estar comendo e não ficar reclamando que não tem pão. Só o povo é inocente!

Márcia Benevides Leal, cidadã brasileira e moradora em Maricá.

Nenhum comentário: