sábado, 28 de fevereiro de 2009

A "DITABRANDA" DA FOLHA

Primeiro, o editorial do jornal Folha de São Paulo, classificando de "ditabranda" a ditadura militar instalada no Brasil em 1964, e, posteriormente, a resposta grotesca da redação do mesmo jornal às cartas dos professores Maria Victoria de Mesquita Benevides e Fábio Konder Comparato, permanecem rendendo milhares de postagens blogs afora. Só na pesquisa de blogs do Google, o termo "ditabranda" aparece mais de 6 mil vezes.
Mais do que postagens, as boçalidades rendem um abaixo-assinado na internet e renderão um ato de repúdio em frente a sede do jornal paulista.
O site Vi o Mundo apresenta diversos artigos sobre o editorial, sobre a grosseria da resposta e, principalmente, sobre a Folha. Histórias que mostram o intenso engajamento do jornal à ditadura militar, a ponto de ceder veículos para o transporte de presos políticos, levados a centros de torturas e assassinatos.
A frente do movimento de repúdio está o blog Cidadania.com, que vem recebendo grande número de adesões.
O posicionamento da Folha é algo para se refletir, pois adentra a um perigoso terreno sobre o qual devemos questionar:
Por que?
Para que?
Para quem?
Para quando?
Por quanto?


Vide os links:

Vi o Mundo

Cidadania.com

Abaixo-assinado



Em tempo: o blog Fala Marisco! associa-se ao movimento, solidariza-se aos professores grotescamente ofendidos e declara seu mais claro repúdio à ação da Folha de São Paulo.

O preço da liberdade é a eterna vigilância.
(Thomas Jefferson)

Nenhum comentário: